fbpx
Agende sua consulta agora

TERAPIAS ONLINE

Compartilhe este conteúdo

No que diz respeito a saúde mental, o psicólogo trata os pacientes por meio da psicoterapia, visando aliviar os sintomas através de mudanças comportamentais. Não há dúvidas de que aquele que faz terapia se conhece melhor e é capaz de se relacionar com mais facilidade com as outras pessoas. No entanto, com o distanciamento social, imposto com o objetivo de diminuir a disseminação do Covid-19, milhões de sessões de terapias presenciais tiveram que ser interrompidas, até que, os traumas e transtornos psicológicos decorrentes da pandemia, tornou a assistência psicológica uma necessidade urgente.

Felizmente, com as facilidades e praticidade da tecnologia, as necessidades estão sendo supridas de forma significativa, com a possibilidade da terapia online que foi oficialmente regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) na resolução Nº 11/2018. Essa grande conquista, possibilitou o atendimento psicológico, por computador ou celular, com profissionais cadastrados e autorizados na plataforma do CFP, sem que exista a restrição no número de sessões.

Para que possamos melhor compreender a terapia online, solicitamos ao psicólogo clínico, Mário Eduardo Ciniava Niser (CRP 08/28340 – Concluindo Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC-PR), que nos auxiliasse com alguns esclarecimentos sobre o assunto.

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE TERAPIAS ONLINE?

Acredito que seja uma forma de tornar o cuidado com a saúde mental mais acessível para as pessoas. Desde sempre foi comum pessoas terem dificuldade para iniciar psicoterapia por conta de uma agenda atarefada e agitada e que dificultava muito encaixar um horário para cuidar de si, ou então não encontrar profissionais da Psicologia que atendessem em locais acessíveis ou mesmo na própria cidade (no caso de cidades do interior, por exemplo), e o atendimento online é uma forma de trazer flexibilidade para o início desse processo, já que a limitação do espaço físico não existe e em questão de horário traz muito mais flexibilidade, já que se economiza o tempo de deslocamento ao consultório ou clínica, entre outras vantagens. E durante esse período de pandemia o atendimento à distância existe ainda o fator segurança, já que ainda é importante buscar o distanciamento social como forma de se proteger do COVID-19.

ESSE TIPO DE TERAPIA NÃO CONTRIBUI PARA UM MAIOR DISTANCIAMENTO SOCIAL?

Fisicamente sim, mas apenas isso. O principal fator que determina se um processo psicoterapêutico vai funcionar é a relação terapêutica entre paciente/cliente e terapeuta, ou seja, se você e seu psicólogo conseguem estar em sintonia, por assim dizer, e isso não depende completamente da forma que esse contato é feito, seja online ou presencialmente. Pra pensar nisso, só lembrar em como conseguimos muitas vezes estabelecer relações de afeto com pessoas através da internet sem nunca tê-las visto pessoalmente; é mais ou menos assim que funciona. Além disso, uma relação presencial não garante que psicólogo e paciente terão uma relação legal, e está tudo bem também! Encontrar alguém com quem você se sinta seguro (a) de falar de si mesmo faz parte do processo e é importante ter paciência nisso, porque vale muito a pena.

QUAIS OS BENEFÍCIOS E VANTAGENS DA TERAPIA ONLINE?

Nos quesitos terapêuticos, a psicoterapia online tem a mesma funcionalidade e potencial curativo da psicoterapia presencial, mas tem alguns diferenciais. Entre eles podemos citar:

  • Flexibilidade: já que não existe a limitação do espaço, é uma modalidade que permite que as sessões sejam realizadas em qualquer lugar do mundo. É possível até ser atendido (a) por profissionais de outros estados e países!
  • Conforto: algumas pessoas se sentem mais confortáveis dentro de casa quando se trata de falar das próprias questões, e com o atendimento online isso é possível;
  • Economia: como não há necessidade de deslocamento, economiza-se tempo e dinheiro;
  • Praticidade: hoje a maior parte da população tem um celular na mão, e para o atendimento online acontecer isso – combinado com um local onde o paciente tenha privacidade e conforto – já é suficiente. O ideal é que a sessão seja feita por vídeo-chamada, mas uma ligação também pode ser a forma de contato entre profissional e paciente/cliente.

Tudo isso sem perder a qualidade e o cuidado envolvidos no processo terapêutico! Além de que é possível intercalar sessões online com presenciais, caso o paciente/cliente deseje e o profissional tenha disponibilidade – Concluí o psicólogo Mário.

Não há como negar que são muitas as vantagens proporcionadas pala terapia online, mas o principal é o fato dela ter se tornado acessível a todos. No entanto, apesar de todas os benefícios, existem alguns desafios para o psicólogo que deve estar apto a análise, a entender as necessidades do paciente, e assim estabelecer se o mesmo necessita de sessões presenciais, seja durante todo tratamento ou parte dele.

  • Adolescentes,
  • Crianças,
  • Pessoas com ideias suicidas,
  • Pessoas com quadros de saúde mental grave,
  • Pessoas que estão passando por momentos emocionais difíceis,
  • Pessoas que passaram por uma situação trágica.

PARA QUE SERVE A TERAPIA ONLINE?

Ambas as terapias, servem para:

  • Auxiliar no controle de sintomas relacionados a problemas já diagnosticados,
  • Ampliar o autoconhecimento,
  • Auxiliar em situações de mal-estar psicológico,
  • Auxiliar sobre indecisão na carreira profissional,
  • Descobrir quais as causas de problemas de relacionamentos e comportamentos,
  • Realizar testes psicológicos,
  • Trabalhar mudanças de atitude.

QUANDO PROCURAR O AUXILIO DE UMA TERAPIA?

Para saber se estamos precisando do auxílio de um psicólogo, e consequentemente de uma terapia, basta observarmos para os sinais que indicam a necessidade de uma terapia.

  • Ao surgir sintomas físicos como: sono em excesso ou insônia; comer muito ou falta de apetite.
  • Insatisfação com a vida pessoal ou profissional.
  • Mudanças de comportamento como: tristeza, irritação, ansiedade, angustia, estresse e isolamento.
  • Não estar conseguindo encontrar solução para determinados problemas e esteja com dificuldade para tomar decisões.

Ao decidir realizar uma terapia online, existem alguns cuidados que podem garantir a tranquilidade no decorrer das sessões. Atentem para as importantes dicas abaixo:

A INTERNET

A eficiência e qualidade da terapia também depende de um bom provedor de internet, pois não pode haver constantes interrupções das sessões, seja por queda de sinal ou ineficiência de equipamentos.

A PLATAFORMA

Ela deve ser autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e garantir a segurança e confidencialidade das sessões – Pesquise a boa reputação da plataforma.

O LOCAL

A escolha do local para as sessões é de extrema importância, já que a privacidade e tranquilidade são necessárias, o que faz da escolha de um cômodo do lar a melhor e mais indicada.

O EQUIPAMENTO

Computadores públicos devem ser evitados! O mais indicado é um computador próprio ou um celular pessoal – A dica é sempre usar fones de ouvidos, mesmo estando em local reservado.

O PROFISSIONAL

Após a escolha do terapeuta, o registro profissional do mesmo deve ser verificado no Conselho Regional de Psicologia – Pesquisar pelo seu nome completo ou número no conselho.

PSICOTERAPIA: FUNCIONA? COMO É A SESSÃO DE TERAPIA? EU PRECISO DE TERAPIA?

https://www.youtube.com/watch?v=l8d3W6duzks&feature=emb_logo

RESOLUÇÃO SOBRE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE (CFP)

https://site.cfp.org.br/cfp-publica-nova-resolucao-sobre-atendimento-psicologico-online/

PSICOLOGO COLABORADOR

MÁRIO EDUARDO CINIAVA NISER

https://facebook.com/mecn.psicologia

https://instagram.com/mecn.psicologia



Deixe uma resposta