fbpx
Agende sua consulta agora

REUMATISMO: CAUSAS E PREVENÇÃO

Compartilhe este conteúdo

São várias as doenças classificadas como distúrbios reumáticos, e entre elas estão aquelas que afetam músculos, articulações, tecidos moles circundantes (tecido conjuntivo) e também ossos. Apesar de comuns, essas patologias têm um grande impacto na saúde de grande parte da população mundial, pois quando não tratada, em seu processo progressivo, destroem articulações e órgãos, causando dor intensa, incapacidade e até morte.

As pessoas que sofrem de doenças reumáticas são diagnosticadas e tratadas por Reumatologistas. Esses especialistas estão preparados para identificar e tratar as mais de 100 formas de doenças reumáticas e artrite.

SINTOMAS DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DAS ARTICULAÇÕES

Acometendo principalmente pessoas de meia-idade, os distúrbios inflamatórios das articulações envolvem dores intensas nas articulações, inchaço, rigidez, fadiga, a área pode ficar quente e a pele avermelhada.

CONDIÇÕES REUMÁTICAS MAIS GRAVES

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL

Grupo de doenças reumáticas que começa em torno dos 16 anos de idade. Adenopatia, artrite, esplenomegalia, exantema, febre e iridociclite estão entre as formas típicas.

ARTRITE REUMATÓIDE

Doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais de articulações das mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e coluna cervical. Além disso, ela também afeta a órgãos internos como pulmões, coração e rins, dos indivíduos geneticamente predispostos.

ARTRITE SÉPTICA

Também conhecida como infecção articular, se resume na invasão purulenta de uma articulação por um agente infeccioso que conduz a artrite. Os sintomas geralmente incluem vermelhidão, calor, dor e diminuição da capacidade de mover a articulação afetada.

ESCLERODERMIA

Doença inflamatória e crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes. Sua principal característica é o endurecimento da pele, que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas.

ESPONDILARTRITES

Grupo de doenças inflamatórias reumáticas que causam artrite. A forma mais comum é a espondilite anquilosante, que afeta sobretudo a coluna. Este grupo de patologias engloba a artrite reativa, a artrite da psoríase e as artrites associadas a doenças inflamatórias do intestino como colite ulcerosa e doença de Crohn.

FEBRE REUMÁTICA

Ocorre como complicação de infecção de garganta causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A, principalmente em crianças e adolescentes. Além disso, a Febre Reumática também pode afetar várias partes do corpo como articulações, coração, sistema nervoso e pele.

GOTA

Caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, que acarreta um acúmulo de cristais de monourato de sódio nas articulações. Esse acúmulo gera surtos de artrite aguda secundária, que muito incomoda a seus portadores.

LUPOS

Inflamatória e autoimune, pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como a pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações.

POLIMIALGIA REUMÁTICA

Causando rigidez e dor no pescoço, ombros e quadris de pessoas acima de 50 anos. Hoje se sabe que os sintomas são causados por inflamação nas articulações do ombro, pescoço e quadril.

SÍNDROME DE SJÖGREN

Nesta doença, o sistema imunológico do corpo ataca suas próprias células saudáveis, em específico as que produzem saliva e lágrimas. Geralmente, a síndrome de Sjögren ocorre junto com outras doenças, como a artrite reumatoide e lúpus.

VASCULITE SISTÊMICA

Grupo de doenças caracterizadas por um processo inflamatório de vasos sanguíneos que leva a necrose a parede do vaso que afeta. O espectro clínico das vasculites sistêmicas é muito variado, dependendo, em grande parte, do tamanho e da localização dos vasos acometidos.

CONDIÇÕES REUMÁTICAS MAIS COMUNS

BURSITE

Quando a almofada cheia de líquido ao redor de uma articulação, conhecida como Bursa, fica inflamada.

DOR NAS COSTAS

Pode ter várias causas. Alguns, como a hérnia de disco, devem ser tratados por especialistas da área.

DOR NO PESCOÇO

Também descrita como dor no ombro, geralmente torna difícil virar a cabeça.

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER)

Geralmente afeta as mãos e os pulsos, mas também pode ser observada em outras pequenas articulações do corpo.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Surge por causa da pressão em um nervo do pulso, causando formigamento nas mãos.

TENDINITE

Quando um tendão está inflamado.

DIETA E ESTILO DE VIDA PARA PESSOAS COM REUMATISMO

DIETA

Não há como negar que a escolha é ampla, que é uma questão de fazer escolhas certas. Uma boa digestão é imprescindível, pois o bom funcionamento do intestino é favorável a redução da acidez e, ao fazê-lo, auxilia na melhora da flexibilidade das articulações. Procurar um especialista para auxiliar na sua dieta será necessário.

LIDANDO COM EMOÇÕES

Especialmente em casos crônicos, onde são frequentes as alterações de humor, ansiedade e distúrbios do sono. Tudo pode acarretar em sentimento de impotência e isolamento. A ajuda de especialista também é necessária.

POSTURA

Aqueles que sofrem de dores musculares e lombares, prestar atenção à sua postura pode ajudar nos seus sintomas:

  • Ao dirigir, certifique-se de que seus joelhos estão mais altos do que seu quadril. Sente-se ereto e coloque as mãos no alto do volante.
  • Ao levantar, mantenhas as costas reta e sempre levante dobrando os joelhos, mantendo-os juntos.
  • Ao pegar algo no chão ou em um nível mais baixo, sempre flexione os joelhos.  
  • Caminhar é um excelente exercício, mas certifique-se de que seu corpo esteja uniformemente equilibrado ao caminhar.
  • Certifique-se de que sua cama tenha um colchão bom e firme.
  • Massagem, reflexologia e aromaterapia podem trazer alívio, assim como banhos de vapor, saunas e jacuzzis.
  • Tente carregar o mesmo peso em cada mão ao fazer compras ou viajar.



Deixe uma resposta