fbpx
Agende sua consulta agora

PSA – UM EXAME QUE PODE SALVAR VIDAS

Compartilhe este conteúdo

O antígeno específico da próstata, ou PSA, é uma proteína produzida por células normais, bem como malignas, da próstata. Níveis altos de PSA podem ser um sinal de câncer de próstata, como também uma condição não cancerosa, como prostatite e hiperplasia prostática benigna (HPB), que indica crescimento da próstata. Não existem sinais de que a prostatite ou a HBP leve ao câncer de próstata, mas é possível que um homem tenha uma ou ambas as doenças e também desenvolva câncer de próstata, principalmente ocorrendo reincidências das patologias.

O exame de PSA foi inicialmente aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA-USA) em 1986, com o objetivo de controlar o avanço do câncer de próstata em homens que foram diagnosticados com a doença. Mas, em 1994, o FDA liberou o uso do teste PSA, em conjunto com um exame retal digital (DRE), para avaliar homens que são assintomáticos para esse tipo de câncer.

QUAIS OS NÍVEIS NORMAIS DE PSA?

Não existe nível de PSA normal! No entanto, na maioria dos homens com câncer de próstata, esses níveis ficam mais elevados. Geralmente são considerados:

  • Seguro: 0 a 2,5 ng/mL;
  • Seguro para a maioria: 2,6 a 4 ng/mL. Porém, deve conversar com seu médico sobre outros fatores de risco;
  • Suspeito: 4 a 10 ng/mL. Há 25% de chance de você ter câncer de próstata;
  • Perigoso: 10 ng/mL e acima. Fale com seu médico imediatamente. Há 50% de chance de você ter câncer de próstata.

FATORES DE RISCO QUE LEVAM AO CÂNCER DE PRÓSTATA.

DIETA

Estudos ainda não concluídos e comprovados indicam que dietas hipercalóricas, ricas em gorduras e pobres em fibras, frutas e vegetais aumentam o risco.

HISTÓRIA FAMILIAR

Um parente de primeiro grau com histórico de câncer de próstata aumenta duas vezes a probabilidade de desenvolver a doença. O risco é ainda maior quando o parente diagnosticado é um irmão ou quando há vários casos na família.

IDADE

Raro abaixo dos 40 anos. Os riscos começam a partir dos 50 anos, e a incidência é maior em homens acima dos 65 anos, pois ocorrem em dois a cada três pacientes nessa faixa etária.

OBESIDADE

É possível que homens obesos corram mais risco.

RAÇA

Homens negros correm mais riscos e tendem a desenvolver tumores mais agressivos.

QUANDO TESTAR OS NÍVEIS DE PSA?

É importante conversar com o médico sobre o assunto, pois só o especialista, com base nos sintomas ou riscos, pode definir o momento de seu paciente ser testado ou não. Com base na idade:

  • 40 ou 45 anos se o paciente estiver em alto risco;
  • 50 anos se o paciente estiver em risco médio.

Os métodos atuais para a triagem do câncer de próstata utilizam: 1 – O marcador tumoral PSA (antígeno prostático específico), 2 – O toque retal e 3 – Exames de imagem. Esses exames são usados como indicadores para uma possível necessidade de uma biópsia da próstata, o que possibilitará definição do diagnóstico.

  • Abaixo de 40 anos: sem triagem;
  • 40 a 54 anos: sem triagem se estiver em risco médio. Se estiver em um alto risco, o paciente e o médico quem decide sobre a triagem;
  • 55 a 69: os riscos de câncer são maiores, o que torna os exames necessários, mas a indicação ainda cabe ao médico;
  • Mais de 70 ou menos de 10-15 anos de expectativa de vida: sem triagem

COMO É FEITO O TESTE DE TRIAGEM PSA?

Para o teste é feita a coleta de sangue, geralmente do braço. O médico enviará a amostra para um laboratório, que entrega os resultados em dias.

Enfim, se o seu médico achar que você pode ter câncer de próstata com base no nível de PSA ou no exame retal digital, uma biópsia é o próximo passo. É um teste em que o médico retira uma pequena quantidade de tecido da próstata e envia a um laboratório para análise. É a única maneira de ter certeza de que você tem câncer ou não.

O exame de PSA é imprescindível para saber da necessidade de seguir ou não uma triagem e, posteriormente, recorrer a biopsia. É um exame que necessita apenas de um pouco de sangue para uma investigação prévia de câncer e garantir grandes chances de cura.

Caso você precise fazer o seu exame PSA, conte com a Solumedi para fazer o seu agendamento particular e com valores reduzidos. Chame-nos pelo botão do WhatsApp e fale com a unidade mais próxima.



Deixe uma resposta