fbpx
Agende sua consulta agora

PRINCIPAIS CUIDADOS QUE EU DEVO TER COM MINHA PELE

Compartilhe este conteúdo

O tempo provoca muitas mudanças no corpo e, em se tratando da pele, a elasticidade é a mais comprometida. Uma pele saudável e bonita, é o desejo de todos, no entanto, ter cuidados com esse órgão que reveste e assegura grande parte das relações entre o meio interno e o externo, é extremamente necessário.

QUAL É O SEU TIPO DE PELE?

Um simples teste indicado por especialistas para descobrir seu tipo de pele, e simplesmente pegar um papel absorvente e colocá-lo por sobre a face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. Se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca. O princípio é simplesmente analisar os resíduos deixados pela no papel absorvente. No entanto, caso não consiga identificar, procure um dermatologista, pois além de auxiliar na identificação, ele certamente vai lhe direcionar para o melhor tratamento e cuidados para seu tipo de pele.

Pele Mista e Oleosa

Pele grossa, propensa a espinhas e bastante oleosa ao toque, são sinais de uma pele oleosa. Mas, se apenas sua testa, nariz e queixo são oleosos e propensos a espinhas, enquanto suas bochechas estão mais secas, sua pele é mista.

Pele Normal

Nesse tipo de pele ela é macia, flexível, sem áreas oleosas ou secas. No entanto, a pele normal, vária com as estações, no inverno tende a ser mais seca, enquanto no verão pode ser oleosa. Assim, é aconselhável buscar se adaptar a esses efeitos ambientais para manter um brilho saudável, aconteça o que acontecer.

Pele Seca

Áspera, tende a ficar esticada, especialmente após um banho. Nesse caso, a pele se torna seca por falta de lipídios, o que faz necessária a ingestão de boa gordura.

Muitos dos danos ao DNA nas células da pele resultam da radiação ultravioleta (UV) encontrada na luz do sol e nas luzes usadas em camas de bronzeamento. Qualquer pessoa, independentemente da cor da pele, pode ter câncer de pele, e neste caso, a interferência de um oncologista se faz necessária. Além disso, ter menos pigmento (melanina) na pele oferece menos proteção contra a radiação UV prejudicial. Aquele que tem cabelos loiros ou ruivos e olhos claros, e fica com sardas ou queimaduras de sol com facilidade, é muito mais provável que desenvolva câncer de pele do que uma pessoa com pele mais escura.

OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PELE

https://solumedi.com.br/os-sintomas-do-cancer-de-pele/

CUIDADOS QUE PODEM AUXILIAR A MANTER A SAÚDE DE SUA PELE

Hidratar a pele

A palavra de ordem: Hidratação! Independentemente do seu tipo de pele, oleosa, seca ou mista, ela necessita ser hidratada. Alguns podem hesitar em usar substâncias gordurosas como o óleo antes de ir para a cama, mas basta escolher um hidratante orgânico adequado para sua pele. Até mesmo a pele oleosa precisa ser hidratada.

Evitar camas de bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial aumenta o risco de todos os tipos de câncer de pele, incluindo melanoma. Na verdade, usar uma cama de bronzeamento artificial antes dos 35 anos aumenta o risco de melanoma em 75%. Portanto, diga não as camas de bronzeamento!

Tomar bastante água

A ingestão de água deve se tornar um hábito e fazer parte do dia a dia de todos os indivíduos, já que promove a hidratação, inclusive das células. Portanto, ande sempre com uma garrafinha e tome água no decorrer do dia. Isso garantirá a absorção do mineral e fará com que seu corpo trabalhe de maneira muito mais eficiente.

Protetor solar

As idas e vindas diárias sob o sol, faz do uso de protetor solar indispensável para quem deseja proteger a pele, reduzir os sinais do envelhecimento e evitar uma série de doenças. Os raios ultravioletas emitidos pelo sol são responsáveis por alterações em nossas células, o que podem piorar o aspecto da cútis ou até mesmo causar câncer. Por isso, escolha o mais indicado para seu tipo de pele, seja ela sensível, oleosa, seca ou mista, e faça o máximo de uso do mesmo. Também ressaltamos a importância de evitar a exposição ao sol entre as 10 da manhã e 4 da tarde, pois os raios UV são extremamente nocivos a pele.

Limpar a pele diariamente

A limpeza diária deve se tornar um hábito diário, não esporádicos! Os cuidados com a pele envolvem a limpeza propriamente dita, feita com sabonetes ou loções, a tonificação e a hidratação da pele. Os cuidados com a pele envolvem uma série de fatores, que vão desde a nossa alimentação até o uso dos produtos adequados. Por isso, não esqueça, pele saudável e bonita é o reflexo de hábitos saudáveis.

Esfoliante

Além de contribuir para uma pele bonita com a remoção das células mortas, a esfoliação também ajuda a pele a respirar. Seja para o corpo ou para o rosto, o esfoliante deve se tornar parte essencial do seu dia a dia. Dê preferência ao esfoliante orgânico!

Estilo de vida saudável

Nosso estilo de vida tem grande impacto na saúde ou doenças que afetam ao nosso organismo, inclusive nossa pele. Portanto, noites em baladas, maquiagens pesadas, fumaça de cigarro, bebidas… As consequências desse estilo de vida aparecem com o tempo, principalmente em nossa pele.

Exercícios físicos

Os exercícios ajudam a eliminar as toxinas do corpo através do suor. E, do lado da pele, expelir as toxinas é uma vantagem considerável para evitar o aparecimento de imperfeições.

Alimentação balanceada

O que entra em nosso corpo tem impacto direto em nossa pele. Uma alimentação equilibrada e o uso de suplemento alimentar pode evitar deficiências nutricionais que tendem a ressecar a pele. Outra dica para evitar o aparecimento de impurezas é não consumir alimentos muito gordurosos ou muitos doces.

Invista em pratos coloridos e tente comer um pouco de cada coisa. Coma muitas frutas, vegetais, cereais e grãos, que são excelentes fontes de vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

https://solumedi.com.br/alimentacao-saudavel/

Remova a maquiagem antes de ir para a cama

A sessão noturna de demaquilar o rosto é um ritual obrigatório e que não pode ser ignorado. Mesmo que esteja cansada, com sono, resista! Dormir com maquiagem faz com que os poros fiquem obstruídos e a pele não consiga respirar, e favoreça ao aparecimento de acne. Limpe seu rosto! Você vai agradecer a si mesmo assim que ver seu rosto repousado pela manhã no espelho.

Use um limpador facial suave

O excesso de oleosidade, faz a limpeza de pele ser mais necessária. No entanto, produtos muito agressivos devem ser evitados, pois estaria esfoliando a pele todas as noites e esse não é o objetivo, além do mais, isso faria a produção de sebo aumentar.

Máscara de argila

Mais indicada para peles mista e oleosa. Ela deve ser usada duas vezes por mês, e ficar em seu rosto até secar. O seu efeito adstringente limpa profundamente, fecha os poros e deixa a pele fresca e revigorada.

Dormir bem

Dormir bem é essencial para manter a saúde, pois poucas horas de sono têm impacto negativo em todo organismo, inclusive a pele. Portanto, tente dormir pelo menos 8 horas por noite, e isso fará com que seu rosto fique mais descansado, evitando olheiras e outras consequências ruins. Além do mais, o organismo trabalha melhor e consequentemente, a pele também fica muito mais bonita.

Brinque na sombra

Tenha certeza que a sombra deve ser seu refúgio quando estiver ao ar livre. Especialmente entre 10h e 16h, o pico da intensidade do sol. Caminhe no lado sombreado da rua, sente-se sob um toldo ou guarda-sol, em festas de piscina fique a maior parte do tempo na varanda coberta ou mesmo debaixo de uma árvore.

Atenção com as janelas

Embora as películas nos vidros de automóveis, lares e empresas bloqueiem os raios UVB, eles permitem a passagem dos raios UVA. Contudo, a maioria dos para-brisas dos carros são tratados para proteger os motoristas dos raios UVA, mas as janelas laterais, traseiras e do teto solar geralmente não o são. Portanto, quando estiver em um carro, proteja você e sua família com chapéus, roupas, óculos de sol, protetor solar, o que for preciso. Outra opção é mandar aplicar uma película de proteção UV nas janelas.

E, não esqueça! Quando for usar aviões, trens e ônibus, lembre-se de fazer uso de toda proteção necessária, pois os vidros das janelas dos mesmos também permitem a passagem de raios UVA.

SOLUMEDI

Consulta e exames que cabem no seu bolso!