fbpx
Agende sua consulta agora

Reumatologista

Reumatologista

reumatologista-em-curitiba

Reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, tecido que é composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções vão desde a sustentação, proteção do esqueleto, preencher espaços entre os tecidos e até a nutrição do corpo, pois existem deferentes tipos de tecido conjuntivo e cada um com uma função específica.

ATRIBUIÇÕES

Doenças reumatológicas podem acometer pessoas de todas as idades e é por isso que é importante realizar um acompanhamento médico. As patologias mais comuns no consultório do reumatologista são:

Artrite reumatoide:

Doença autoimune crônica que pode afetar diversas articulações, sendo as mãos e os pulsos as regiões mais acometidas.

Bursite:

A bursa ou bolsa sinovial é um saco membranoso preenchido com líquido, que funciona como um lubrificante das articulações.

Fibromialgia:

Essa síndrome provoca dores generalizadas e constantes e está ligada a transtornos psicológicos, como distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

Gota:

Essa doença é desencadeada pela produção excessiva de ácido úrico pelo organismo. A substância se acumula nas articulações, causando inchaço e inflamação.

Lúpus:

Doença autoimune crônica que provoca lesões em diversas partes do corpo. As regiões mais afetadas são os rins, os pulmões e as articulações.

Osteoartrite:

Também conhecida como artrose, é caracterizada pelo desgaste das cartilagens que recobrem as extremidades dos ossos.

Osteoporose:

Mais comum em mulheres na menopausa, essa doença é caracterizada pela fragilidade dos ossos. Ela surge quando o balanço entre as quantidades de material ósseo formado e reabsorvido estão em desequilíbrio, deixando os ossos frágeis e sujeitos a fraturas.

Tendinite:

O tendão é uma estrutura fibrosa que conecta o músculo ao osso. A sua inflamação é, geralmente, causada por movimentos repetitivos e traz dor e limitação física.

QUANDO PROCURAR O REUMATOLOGISTA?

As doenças reumáticas atingem a idosos e também a crianças e jovens. É válido ressaltar que existem fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos e esses são:

  • Distúrbios psicológicos como a ansiedade e depressão;
  • Excesso de peso;
  • Herança genética;
  • Sedentarismo;
  • Traumatismos.

É a dor que costuma levar a maioria dos pacientes até o consultório do reumatologista. E, além dos relatos do paciente, o especialista faz uso de exames físicos, laboratoriais e de imagem para complementar à avaliação clínica.

SOLUMEDI

Não é plano de saúde!