fbpx
Agende sua consulta agora

COMO EVITAR DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Compartilhe este conteúdo

Quase 18 milhões de pessoas em todo o mundo morrem todos os anos de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos, derrames ou insuficiência cardíaca. Todos resultam dos mesmos fatores de risco, mas algo pode ser feito a respeito. As doenças cardiovasculares são distúrbios que afetam o coração e os vasos sanguíneos. O infarto e os acidentes vasculares cerebrais (AVC), por exemplo, são eventos agudos causados ​​pelo bloqueio de uma artéria que impede o suprimento de sangue para o coração ou cérebro. Na maioria das vezes, é a constituição de um depósito de gordura dentro das paredes dos vasos sanguíneos que alimentam os órgãos que causam tais eventos.

No entanto, como o assunto é evitar doenças cardiovasculares, salientamos que não há segredo para manter um coração saudável. Segundo pesquisas apresentadas, em novembro, por dois especialistas americanos na reunião anual da American Heart Association, a adoção de estilos de vida saudáveis ​​desde o início da idade adulta oferece proteção eficaz contra doenças cardiovasculares, independentemente do histórico genético.

DICAS PARA MELHOR PROTEGER O CORAÇÃO CONTRA ATAQUES CARDÍACOS E DERRAMES

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Reduzir a ingestão de sal na dieta e comer frutas e vegetais tem um grande efeito sobre os níveis de lipídios no sangue e o peso. Além disso, comer peixes, lentilhas, feijão, nozes, amêndoas e também usar azeite nas saladas.

Não é totalmente proibido o consumo de carne, mas tente não ingerir muito a carne de boi, cordeiro, porco e frios, pois o ferro que os mesmos possuem são pró-oxidante: ataca a parede das artérias, promovendo a profusão de radicais livres que fazem com que envelheçam prematuramente. Também é importante limitar o consumo de álcool.

CONSIDERE A HISTÓRIA DA FAMÍLIA

Alguém próximo a você sofreu de doenças cardiovasculares? Considere então que você tem, a priori, um fator de risco. O infarto tem, na verdade, um componente hereditário. Daí a importância de conhecer a história da família. Um bom conhecimento dessa história pode ajudar a prever o risco de cada indivíduo e, assim, preveni-lo melhor.

CUIDADO COM O PESO

O excesso de peso aumenta o risco de ataque cardíaco. Monitore seu peso e meça seu IMC (índice de massa corporal) regularmente. O IMC é calculado dividindo o peso em kg pela altura ao quadrado. Lembre-se também de medir sua cintura. Isso não deve ser igual ou superior a 80 cm.

EVITE QUALQUER FONTE DE ESTRESSE

Conflitos familiares, preocupações financeiras, produtividade profissional, problemas de saúde … Existem muitas fontes de estresse na vida. Para proteger seu coração de doenças cardiovasculares, tente encontrar um equilíbrio entre os momentos de atividade e os momentos de descanso e relaxamento. Para se afastar o máximo possível do estresse, concentre-se em um sono de qualidade, ao até mesmo praticar relaxamento ou ioga.

EXERCÍCIOS FISICOS

Seja ativo! Pelo menos 30 minutos por dia. Caminhadas, ciclismo, musculação… O exercício físico ajuda a manter um coração saudável. Para ter ideia, 30 minutos de caminhada por dia protegem seu coração e suas artérias.

MANTER NÍVEIS SAUDÁVEIS ​​DE COLESTEROL

Uma atividade física moderada pode ajudar a aumentar o nível do colesterol HDL. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, beba muita água, 8 copos por dia no mínimo, dê preferência a margarina, feita com ingredientes simples e naturais… Busque o auxílio de nutricionista para obter a dieta mais indicada para seu biotipo e necessidades orgânicas.

“Enquanto o LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.”

Uma mudança no estilo de vida, pode sim, reduzir significativamente o risco cardiovascular. No entanto, não seguimos as recomendações, e então temos que recorrer a intervenções farmacoterapêuticas. Um fator de risco decisivo para doenças cardiovasculares são os níveis elevados de lipídios no sangue, especialmente um nível excessivamente alto de LDL, que está associado ao aumento da mortalidade.

MONITORAR A PRESSÃO ARTERIAL

A pressão arterial é a pressão do sangue nas artérias. É essencial que seja verificado regularmente: lembre-se de verificar em todas as visitas ao seu cardiologista. A partir dos 55 anos, para limitar o risco de doença cardiovascular, a pressão arterial deve ser monitorizada regularmente.

PARAR DE FUMAR

O tabaco é responsável pelo estreitamento das artérias, quando elas são bloqueadas causa doenças cardiovasculares, comprometer gravemente ao coração e o cérebro.

“Qualquer pessoa que consiga renunciar a vícios pequenos ou maiores, como nicotina ou consumo excessivo de álcool, perceberá rapidamente como a pessoa já se sente mais confortável com as melhorias no estilo de vida.”

REDUZIR A INGESTÃO DE AÇÚCAR

Outras pesquisas americanas demonstraram que seu consumo excessivo do o açúcar branco (refinado), aumenta consideravelmente a probabilidade de desenvolver patologias cardíacas ou vasculares. Diga não a doces, sobremesas industriais ou refrigerantes de todos os tipos. Quando o açúcar adicionado representa um quarto de nossa ingestão energética diária, o risco é triplicado! Usar adoçantes também não é uma boa ideia. Principalmente depois de 50 anos.

Estabeleça metas e dê início as mudanças em seu estilo de vida. Para não correr o risco de falhar, foque em gradativas e pequenas mudanças. Pessoas que mal se movem ou se movem muito pouco no dia a dia podem, por exemplo, planejar fazer uma caminhada todos os dias. O que pode ser difícil no início, aos poucos vai ficando mais fácil e começa a ficar bem divertido. Aumentar o tempo ou o ritmo da caminhada pode levar a um aumento real na motivação. Se você não gosta de caminhar, pode achar mais divertido nadar ou andar de bicicleta como uma forma de movimento suave para as articulações.

Portanto, tenha certeza que o melhor dia para começar a proteger seu coração e prevenir doenças cardiovasculares, é hoje!

SOLUMEDI

Consultas e exames que cabem em seu bolso!

CUIDADOS PÓS-PARADA CARDÍACA: O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER

IMPORTÂNCIA DA ROTINA AO CARDIOLOGISTA