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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM A NUTRICIONISTA GIOVANA VAZATA

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É IMPRESCINDÍVEL TER QUALIDADE DE VIDA

Uma alimentação saudável é um dos principais meios de manter a saúde. A boa nutrição proporciona ao corpo o necessário para o seu bom funcionamento, nos permitindo equilíbrio orgânico e qualidade de vida. Mas, devemos ter consciência de que não basta o consumo de saladas e evitar determinados alimentos. Tudo depende do consumo correto e balanceado de nutrientes, proteínas, gorduras, vitaminas, carboidratos, fibras…

Para nos ajudar a compreender melhor sobre alimentação saudável, convidamos a nutricionista Giovana Vazata (CRN10: 6417). Respondendo a algumas questões, ela nos esclareceu sobre alguns pontos importantes desse tema tão importante.   

O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

“Na minha percepção a alimentação saudável é um estilo de vida que permite as pessoas desfrutarem de uma vida com melhor qualidade, pois fornece muito mais energia. Quando se tem o equilíbrio de nutrientes: Suas defesas imunológicas funcionam melhor, a capacidade de memória aumenta, a resistência ao estresse, previne inúmeras doenças. A alimentação saudável é simples, ao contrário do que muitos pensam, que se deve cortar vários alimentos e grupos alimentares da sua rotina, na verdade, não se trata de privações e limitações, mas sim de ter boas escolhas e incluir os alimentos que lhe fazem sentir bem equilibradamente na sua rotina.”

QUAIS ALIMENTOS DEVEM SER EXCLUÍDOS E QUAIS NÃO PODE FALTAR EM NOSSO DIA A DIA?

“Existem alguns tipos de alimentos que são prejudiciais para a saúde e devem ser evitados no seu dia a dia na maioria deles os industrializados, ultra processados e embutidos e que contem índice muito alto de açúcar, gorduras, corantes, conservantes, sódio. É muito importante ‘Descascar mais e desembalar menos.’ Além de conterem muitas calorias tem pouco valor nutricional, inflamam seu organismo, podem prejudicar o funcionamento dos rins, ocasionar distúrbios estomacais, desequilibra sua flora intestinal (responsável pela saúde geral), aumenta o desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial, pode causar deficiência nutricional por não conter nenhum nutriente.”

“Existem uma grande variedade de alimentos importantes para o dia a dia, acho que a importância é variar cada grupo alimentar para garantir cada nutriente que contém em diferentes tipos de alimentos, mas de modo geral:

  • A castanha do Brasil ao dia é importante para manter a dose de selênio, mineral importante para várias funções inclusive para a memória;
  • Frutas: Até 4 porções ao dia, sendo 1 com fonte de vitamina C, como a goiaba vermelha ou acerola ou morangos;
  • Probióticos e prebióticos: É muito importante a saúde intestinal, no nosso corpo existem mais microrganismos que células e são eles que demandam uma boa saúde e previnem muitas doenças, existem algumas fontes como kefir ou bebidas de kombucha;
  • Verduras e legumes: São os reguladores do nosso metabolismo, indispensáveis no dia a dia, no mínimo 4 porções, incluindo pelo menos 2 folhas verdes escuras;
  • Proteínas magras;
  • Gorduras boas, como: Abacate, azeite de oliva, manteiga ghee;
  • Fibras e sementes (sementes de girassol, sementes de chia, linhaça);
  • Carboidratos complexos: Batata doce, batata inglesa, aipim, batata salsa, baroa, arroz integral)”.

QUAIS OS MAIORES BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

“O maior benefício é estar em equilíbrio com você mesmo, quando sua saúde está bem tudo fica bem, é como costumo dizer aos meus clientes, às vezes é necessário organizar ‘a casa’ (nosso corpo) e deixar tudo em ordem, para nos sentir bem e organizar todo o restante da nossa vida, as vezes, um simples desânimo, dor no corpo, mau humor, vontade exagerada de comer doces, pode ser sinal de alguma desordem metabólica e pode ser resolvida com alimentação saudável e adequação de nutrientes.

Esses dias eu li uma frase que chamou a minha atenção e faz todo o sentido: ‘Primeiro você muda a alimentação, e depois a alimentação muda você’. A alimentação saudável é realmente isso, um transformador de vidas.”

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS MANTÉM TODAS AS SUAS PROPRIEDADES? 

“Não, alimentos transgênicos sofrem uma grande modificação genética já no seu grão com alto índice de aplicação agrotóxico, o que faz uma planta gerar componentes nutricionais além de ter um solo rico em nutrientes é criar as defesas adversas contra clima, pragas, etc. As produções de grandes escalas e o alto índice de defesas químicas impedem a planta desenvolver todo o potencial de nutrientes. O ideal é alimentação in natura e evitar alimentos transgênicos que contêm o símbolo triângulo amarelo com um T no meio.”

“O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva já relataram o surgimento de doenças ligadas ao consumo de transgênicos, como alergias, câncer, depressão, esterilidade, má-formação congênita, problemas neurológicos e mentais, aumento da resistência a antibióticos.”

O QUE É A PIRÂMIDE ALIMENTAR?

“É um Guia alimentar para a população, que orienta os tipos de alimentos e tamanhos das porções corretas de cada grupo alimentar. Para facilitar a compreensão do ideal de uma alimentação e hábitos diários, criou-se a pirâmide dos alimentos no qual, mostra de modo visual que a base da pirâmide são os alimentos que devem consumir em maior quantidade no dia e o topo em menor quantidade. Ainda existe também, o Guia Alimentar para a população brasileira, que foi se adaptando ao longo dos anos, a última cartilha disponível, leva em consideração os costumes alimentares e comidas típicas de cada região. Essa política nutricional de promoção a saúde foi adotada devido o cenário preocupante que viemos enfrentando no Brasil e vem se tornando cada vez mais frequente que é o aumento de doenças e síndromes metabólicas, obesidade e inclusive a obesidade infantil.”

“É uma ferramenta de grande importância para a população, visto que ainda tem muitas pessoas que não tem acesso às informações básicas de saúde e alimentação.”

NUTRICIONISTA COLABORADORA

GIOVANA VAZATA Contatos redes sociais: @nutrigiovanavazata



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